Ponte Hercílio Luz - Florianópolis

4/16/2011 08:21:00 PM

Cartão postal de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz é uma das mais importantes pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram aproximadamente 14.250 m³ de concreto. As duas torres medem cerca de 75 metros, a partir do nível do mar, e o vão central tem altura aproximada de 30 metros.

Ponte Hercílio luz - Florianópolis


Inaugurada no dia 13 de maio de 1926, para ser a primeira ligação terrestre entre o continente e a ilha de Florianópolis, sendo utilizada até 1982, quando foi fechada por medida de segurança, servindo apenas de cartão postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade. Reaberta em 15 de março de 1988 somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e novamente fechada por completo em 4 de julho de 1991, permanecendo até os dias de hoje.

No ano de 2005 foi firmado um acordo entre o Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis para dar início às obras de reestruturação da Ponte.  A data inicial prevista para a finalização das obras era maio de 2012, porém após seis anos do início das obras, não temos mais uma data certa para sua conclusão.

Eu já passei por essa linda ponte assim que foi reaberta em 1988.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais do famoso cartão postal de Florianópolis. Fiquem a vontade para comentar a foto ou mesmo compartilhar conosco sua  história sobre a Ponte Hercílio Luz.

Abraço a todos, obrigado pela visita.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Beautiful bridge! Terrific capture, Henrique, I do love your composition! Hope your weekend is going well!

    Sylvia

    ResponderExcluir
  2. A ponte é linda, quando pesco de noite na Beira Mar Norte, fico apreciando este monumento.
    At. Tiago
    http://pescalitoral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. valeu galera pela visita, a Ponte linda mesmo ,de noite a luz faz uma grande diferença e a ponte fica bem mais bonita...

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. De facto existem grandes semelhanças entre esta ponte e a '25 de Abril' sobre o Tejo em Lisboa, construidas com 40 anos de diferença.

    ResponderExcluir
  5. linda esta ponte que lembra a nossa ponte "25 de Abril" estou a gostar do seu blog, passarei por cá mais vezes, obrigada pela visita ao meu blog.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe