Mercado Público de Florianópolis

7/31/2011 06:21:00 PM

O Mercado Público Municipal de Florianópolis é um centro de comércio histórico. O prédio é composto de duas alas – norte e sul – separadas por um vão central. No local acontece um variado comércio, principalmente de vestuário e alimentos. 

O prédio, com os diversos bares do vão central, é um ponto de encontro, tanto para os nativos quanto para os turistas, bem como palco de manifestações populares. Lá o visitante pode se deliciar com diversos pratos da gastronomia local, com destaque para a porção de camarão e de peixe frito, sempre acompanhado de um chope gelado.


HISTÓRIA.

O Mercado Público tem sua origem em barracas e quitandas construídas pelo governo da Capitania de Santa Catarina. O primeiro prédio do Mercado Público foi construído em 1851, situava-se ao sul do Largo da Matriz,, junto ao mar. Em 5 de fevereiro de 1899, o prédio foi transferido para a localização atual, na época também à beira-mar, possuindo apenas uma ala. A segunda ala só veio a ser entregue em 24 de janeiro de 1931, construída sobre um aterro, assim como as pontes de ligação e o vão central. O conjunto arquitetônico tem a sua configuração atual desde 1932, com a reinauguração da primeira ala. Atualmente, devido à construção de uma grande aterro na Baía Sul, o edíficio encontra-se longe do mar

O Mercado Público era o local onde os pequenos comerciantes da ilha de Santa Catarina, e litoral próximo  vendiam peixe, carne de sol, feijão, arroz, mandioca, hortaliças, drogas do sertão, comidas preparadas na hora, dentre outros produtos.

As pessoas que vendiam produtos eram em sua maioria escravos de ganho, forros e brancos pobres. Os principais freqüentadores do comércio eram escravos, forros, marinheiros, militares, viajantes e a população local, em geral.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_P%C3%BAblico_de_Florian%C3%B3polis em 31/07/2011
 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Marvelous captures, Henrique! I love the birds!! Hope you have a wonderful week ahead!

    Sylvia

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe