Digitalização caseira de negativos

11/13/2011 11:56:00 PM

Digitalização caseira de negativos

Olá galera, hoje vasculhando a internet em busca de informações sobre revelação e digitalização de filmes fotográficos, encontrei um post em um grupo do Flickr (http://www.flickr.com/groups/1355254@N23/discuss/72157623729115289/) uma maneira muito interessante de digitalizar seus negativos de 35 mm, trata-se de uma simples caixa de sapatos e uma câmera digital. Fiquei curioso e resolvi fazer para ver o resultado, a seguir eu lhes mostro o passo á passo de como fazer a sua digitalizadora de negativos caseira.

Materiais necessários:
Caixa de Sapatos
Fita adesiva
Tesoura ou estilete para fazer as aberturas
Régua

Câmera fotográfica digital
Photoshop (ou outro editor de imagem que tenha em seu PC)

Vamos começar o tutorial.

1º passo:
Pegue a caixa de sapatos, faça as marcações com a régua das aberturas para a lente e para o negativo.

Use a fita adesiva na borda da abertura do negativo, para deixar o mais liso possível.

Abertura para o negativo deve ter um tamanho de 25x37 mm;
Abertura para câmera deve ser de acordo com o tamanho da sua lente, eu usei uma DSLR Canon T3, então fiz a abertura bem grande.


2º passo:
Agora faremos o suporte para o negativo, pegue a fita adesiva, corte uma tira de 10 cm e outra de 3,5 cm e faça como na imagem abaixo:


depois feche a tampa da caixa de sapatos com fita adesiva.

3º passo:
Agora iremos fotografar o negativo. Pegue o negativo, coloque no suporte e posicione olhando contra a luz pela abertura frontal.
Pegue sua câmera e coloque no modo Macro e insira a lente na abertura da caixa de sapato, recomendo fotografar contra o céu limpo durante o dia, ou mesmo em dia nublado.


4º passo:
Depois de confeccionar a digitalizadora caseira e fotografar o negativo iremos descarregar as fotos e utilizaremos o editor de Imagem Photoshop.
As fotos obtidas serão dessa forma:



Agora abriremos a foto no Photoshop, a edição é simples e fácil.
Primeira passo é inverter a imagem, para isso no menu superior clique em “Images” depois “Adjustements” e clique em “Invert" como mostra na imagem abaixo, ou simplesmente use a tecla de atalho Ctrl + I


Depois de invertida iremos apenas fazer o corte e se necessário a orientação e salvar a foto.


Esse foi o resultado que obtive. 
Lembrando que esse método serve muito bem apenas para visualização do negativo, para impressão nada melhor do que levar em um laboratorio fotografico ou então comprando um scanner de slides.


Espero que tenham gostado.
Obrigado,
Hermes Daniel

You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe