Taturana Verde: O Perigo Disfarçado

7/08/2012 06:30:00 PM


As lagartas taturanas (tata = fogo; rana = semelhante) são também conhecidas por lagartas urticantes e lagartas de fogo.. Pertencem à Ordem Lepidoptera, grupo que abrange as mariposas e borboletas. As taturanas de forma geral apresentam uma coloração muito variada com combinações cromáticas que fascinam pela sua beleza, atraindo com muita facilidade o toque, principalmente, das crianças
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/taturanas/taturanas-2.php#ixzz2049xfwH2
Foto: Henrique Colonese
Foto: Henrique Colonese
As queimaduras provocadas por taturanas fazem-se acompanhar de dor intensa, que se irradia pelo corpo e leva com freqüência ao intumescimento de gânglios. A dor costuma ceder em pouco tempo, embora possa prolongar-se por até mais de 24 horas e associar-se a sintomas generalizados de intoxicação, como febre, náusea e eliminação de sangue na urina.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/taturanas/taturanas-2.php#ixzz204APGogV
Foto: Henrique Colonese
Foto: Henrique Colonese
O maior perigo ocorre quando alguém toca acidentalmente em várias lagartas ao mesmo tempo - por exemplo, ao subir numa árvore onde existe uma colônia delas. Quando isso acontece, é preciso buscar socorro médico sem demora. 
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/queimadura-de-taturana-pode-matar 
Foto: Henrique Colonese
Foto: Henrique Colonese
Quando ocorrer uma queimadura de Taturana, deve-se lavar o local da picada de preferência com água fria ou gelada e sabão e levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento em tempo. Não se deve fazer torniquete ou garrote, não furar, não cortar, não queimar, não espremer, não fazer sucção no local da ferida e nem aplicar folhas, pó de café ou terra sobre ela para não provocar infecção; não dar à vítima pinga, querosene, ou fumo, como é costume em algumas regiões do país.
Fonte: http://www.portalvr.com/zoonoses/doenca_3.php

You Might Also Like

40 comentários

  1. Hey, tiro, grande delicada e bonita;
    A belas formas e colorido que apresenta esta lagarta.
    A fotografias muito boas.
    Saudações. -

    ResponderExcluir
  2. Caro Henrique!
    Sim, são perigosas, mas bonitas essas bixas.
    As fotos ficaram super interessantes. Belos tiros.
    Abraço forte!

    ResponderExcluir
  3. Encostei minha mão sem querer numa taturana verde! Doeu muito por um bom tempo, e ficou um pouco inchada, mas só tive isso!(ainda bem).

    ResponderExcluir
  4. acabei de encostar numa dessas taturanas verdes... estava podando um pé de ameixa... os dedos que encostei nela arderam e agora estão inxados.... droga...

    ResponderExcluir
  5. Uma lagarta dessas acabou de cair na gola de minha camiseta, e rolou nas minhas costas inteira, esta toda inchada, vou morrer ? Putss :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao ela incha mais nao mata so se voce coloca ela umas 30 vezes em vc dai ela solta muita toxina

      Excluir
  6. eu bati o braço nesta taturana, e ela possui ferroes, perfurou meu braço , no momento ardeu muito e depois inchou e cicatrizou com alguns furinhos que eram visíveis . Estou traumatizada , tenho medo das arvores , e de qualquer lugar em que ela possa estar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tabem so que ela caiu em cima de mim e eu pensei que ela ja tinha caido mas nao ela tava grudada em minha brusa foi um desespero to traumatizada agora

      Excluir
  7. Infelizmente pisei em cima de uma praga dessa e obtive dores latejantes sensação de queimaduras e inchaço, graças a Deus esta sarando ficou uns furinhos com casquinha esta cicatrizando mais ainda sinto o local coça e muito desconforto. Não desejo nem para meu pior inimigo

    ResponderExcluir
  8. Eu tava tava em um pé d acerola e fui puxar um galho e sem querer apertei uma poha dessas desgraças criadas por satanás pra fuder a vida do cidadão brasileiro em pleno século 21.

    ResponderExcluir
  9. aq em casa ta tendo um monte so q branca,eu pensei q era pluma mais depois apareceu um monta...n sei o q fazer...

    ResponderExcluir
  10. Estou mt preocupada uma dessas picou minha mãe e o local está inchado vermelho

    ResponderExcluir
  11. Me ajudem por favor???? A perna da minha mãe está muito inchada

    ResponderExcluir
  12. Camila Moreira da Silva14 de dezembro de 2015 11:53

    Meu filho de três esteve em contato com uma dessas sábado a noite a danada estava dentro da calça dele, apesar das dores e do inchaço em quase toda perna no dia seguinte só ficou uns furinhos bem vermelhos como uma reação alérgica normal, lembrando que ele recebeu cuidados médicos em menos de trinta minutos do ocorrido. Portanto ajuda profissional é muito importante levamos inclusive o bicho junto, boa sorte aos próximos que como nós passamos por isso direta ou indiretamente.

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoal peguei uma agora verde ai coloquei de volta na árvore q está m dando sombra.aí pesquisei na internet e já tirei da árvore coloquei bem longe de mim kkkkk

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal peguei uma agora verde ai coloquei de volta na árvore q está m dando sombra.aí pesquisei na internet e já tirei da árvore coloquei bem longe de mim kkkkk

    ResponderExcluir
  15. Acabei de encostar a mao nessa lagarta verde, mesma situação dos demais, ardeu e inchaço.

    ResponderExcluir
  16. Acabei de encostar em uma belezinha dessas, estava na fechadura da porta do meu prédio, irônico. Só ardeu por menos de um minuto e ficou roseado no local, nada de inchaço.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Acabei de encostar numa igual aquela verde aí da foto!!!te inchada minha mão,ta Vermelha e bem quente!!!!

    ResponderExcluir
  19. Eu encostei a mão ardeu muito fui ao médico ele me deu uma vacina e uma pomada para passar no local tomen cuidado esses bichinhos são venenosos

    ResponderExcluir
  20. Eu encostei a mão ardeu muito fui ao médico ele me deu uma vacina e uma pomada para passar no local tomen cuidado esses bichinhos são venenosos

    ResponderExcluir
  21. Estava tirando as folhas da minha rede de tainha e a bixinha estava na folha dentro do mar o contato na hora adormeceu o braço todo estou a 3 horas com o braço inchado e dor de cabeça, o vizinho para doer um perigo para a criançada pois e linda. Acontecido sul da ilha de floripa

    ResponderExcluir
  22. Eu acabei de ser picada no dedão da mão oque eu devo fazer

    ResponderExcluir
  23. Dor intensa .....mais que intensa .....eu estava tentando plantar com minha filha menor ....uma florzinha embaixo do pé de caja!!!Encostei numa lagarta ....estou sentindo o braço ...ontem as 18:20 .....se eu tiver febre ou continuar doendo ...pela manhã vou ao hospital !Muito doloroso mesmo !!

    ResponderExcluir
  24. caralhos, estavas a plantar e não vi uma roliça acoitada junto as ramas de oliva, era verde taiada de preto. Ao encostar com as panturrilhas na roliça, senti-me nos fundilhos do inferno tal foi o ardor emanado pela varada. Irado fui ao braseiro da lareira, peguei uma bina incandescente e acoberteia de ponta a ponta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, vc parece um poeta...amei ler seu comentário!

      Excluir
  25. INSETO DE ESTIMAÇÃO DO CAPIROTO.

    ResponderExcluir
  26. Quando tinha uns 10 anos uma taturana dessas caiu no meu pé, pois estava mexendo nela de propósito, por castigo e bem preparada pro bote, caiu e me queimou. Hoje tenho 39 anos e ñ esqueço aquela dor infernal. Na época ñ contei pra minha mãe, até porque ela ñ estava em casa. É uma dor terrível e inesquecível. Estava contando para meus dois filhos como foi. Graças a Deus ñ aconteceu nada. Lembro me somente de jogar álcool. Traumatizou. Ñ desejo pra ninguém. E nem sabia q era tão perigosa. Foi doido.

    ResponderExcluir
  27. Eu Estava Sentada E Uma lagarta dessas subiu em mim sem eu perceber daí quando sentir ela mechendo coloquei a mão e ela queimou minha mão quando olhei que vi a lagarta na minha blusa sai que nem uma louca tirando a roupa ela me queimou na mão e nas costelas..uma dor insuportável doeu muito ficou vermelho e inchou...foi coisa de louco...

    ResponderExcluir
  28. Meu cachorro acaba de quase comer uma dessa verde. Só falei pra ele sair e matei ela e joguei fora mesmo. Flw.

    ResponderExcluir
  29. não preciza ir ao medico??? se encostar o dedo em uma dessa taturanas???

    ResponderExcluir
  30. Fui ferroada por uma praga dessa q dor surtei na hra, como eu sofri, latejava e ardia só ñ chorei pq fui forte, mas sofri muito.

    ResponderExcluir
  31. Fui ferroada por uma praga dessa q dor surtei na hra, como eu sofri, latejava e ardia só ñ chorei pq fui forte, mas sofri muito.

    ResponderExcluir
  32. Dor horrível mesmo... meu filho pisou em uma dessas sofreu muito, ficou inchado, e muito vermelho... Agora depois das medicações está melhor!!

    ResponderExcluir
  33. I quando elas só encosta e não sai sangue e perigoso ?

    ResponderExcluir
  34. Mano acabei de encosta sem querer nessa medida, veio tá roxo e doendo pra krllll

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe